terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resumão Pense Magro

Oi gente,

Fiz mais um resumão dos dias do programa Pense Magro (que tá bem no finalzinho agora)...
O dia 33 foi bem ao ponto que a maioria das pessoas gordas sofrem, alimentação emocional. Quase toda semana tenho um episódio de alimentação emocional, ultimamente até que não, tenho resistido, mas antigamente era fato. Se estivesse cansada, triste ou sob pressão o que eu fazia? Comia. Mas se acalmar com comida não é uma coisa inteligente, afinal se eu quero emagrecer, tenho que aprender a lidar com meus sentimentos sem usar comida.
É difícil, mas com ajuda do livro tenho conseguido identificar quando estou tentando usar comida como prêmio ou consolo e tenho conseguido mudar o foco. Uma frase bem legal do livro é “comer não resolve os problemas que originaram suas preocupações” e é a mais pura verdade. Anotei ela no meu caderno de dieta heheheheh
No dia 34 a autora sugere usar técnicas cognitivas para solucionar os problemas já que comer só vai gerar mais um problema que é não conseguir emagrecer. Então o melhor a fazer é refletir sobre a situação e pensar qual será a melhor solução para aquele problema específico sem se atirar na comida.
O dia 35 é só mais um reforço sobre se pesar. Vi que a autora reforça muito isso, mas acredito que seja importante mesmo ser relembrado de que é só um número e não o fim do mundo. Já desisti várias vezes por não ver o que eu queria na balança, as vezes parece que é tão difícil fazer dieta e tão doloroso se exercitar que tenho a impressão de que se eu não perder uns 8 ou 10 quilos por semana não vale a pena. Eu sei que isso é exagerado e ridículo, mas vira e mexe esse pensamento me vem e não me larga :S. Que tristeza, por isso preciso de terapia hahahaha.
Na verdade esse tipo de pensamento tem a ver com o fato de eu não ter mudado de verdade ainda, pois na minha cabeça eu ainda estou esperando emagrecer pra voltar a me entupir de comida e mandar a academia pro espaço. Mas não vou fazer isso, está errado, é por isso que eu engordo de novo sempre, preciso mudar a forma de pensar, dieta e exercícios devem ser a minha vida normal e não uma situação temporária. Ai ai é difícil, mas é a vida hehehehe
E o dia 36 fala da importância de ser confiante, de acreditar em nós mesmos. Que vamos conseguir!
No dia 37 o assunto é reduzir o estresse, começando pelo nível de exigência com nós mesmos. Não precisamos ser sempre perfeitos em tudo, podemos muito bem errar e mesmo assim ainda seremos pessoas de sucesso. Tentar ser perfeito o tempo todo gera muito estresse, e se já é bem difícil fazer dieta, imaginem só como vai fica mais terrível ainda se estivermos estressados. Dar o melhor de si o tempo inteiro pode não ser uma boa estratégia, defina prioridades e dê o melhor de si naquilo que é importante de verdade e não no supérfluo. A mesma coisa é com as pessoas que nos cercam, não podemos esperar que elas façam tudo que a gente quer e do jeito que a gente quer, porque elas não vão fazer. Para não vivermos estressados com os outros devemos lembrar que eles também são humanos e assim como nós, têm todo o direito de serem imperfeitos.
Para mim uma das coisas mais importantes nesse livro está no dia 38, trata-se de aprender a lidar com as estabilizações (e até pequenos ganhos de peso) ao longo da dieta. Eu sempre tenho aquela idéia fixa de que preciso perder peso todas as semanas e isso não é uma verdade. Em algumas semanas não vou perder nada e em outras posso vir a engordar um pouco e faz parte do processo. O importante é não desanimar. Se continuarmos firmes na dieta a longo prazo vamos perder peso, mesmo que em algumas semanas isso não aconteça. E pra mim isso é crucial porque eu tenho problemas sérios em lidar com essas situações, estou melhorando, é verdade, mas ainda tenho que praticar mais essa habilidade. Não existe tudo ou nada, não colocaremos tudo a perder por causa de uma semana ruim.
Nooooossa escrevi horrores nesse post. Vou parar por aqui agora mesmo hehehe, em breve posto como foram os últimos 4 dias do programa Pense Magro: a dieta definitiva de Beck!

Bjs e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário