segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pensamentos Sabotadores

Oi pessoal,

Tenho buscado informações pra me apoiar no meu objetivo de eliminar os quilos extras (e é eliminar mesmo, como disse minha amiga Kamila, o que se perde pode ser encontrado novamente, então eu quero eliminá-los hehehehe). Uma ferramenta que está me ajudando é o livro Pense Magro da terapeuta Judith S. Beck.

Uma coisa que ela aborda fortemente é a questão dos pensamentos sabotadores, que são nada mais nada menos, que a gente mesmo inventando desvios do nosso objetivo. Porque a gente faz isso eu ainda não sei, talvez quando eu avançar mais no livro eu descubra (ou talvez só quando eu atingir meu objetivo mesmo heheheh).

No livro te uns exemplos bem clássicos de coisas que a gente diz pra justificar quando comemos o que não devíamos. Leiam abaixo e me digam se já não pensaram assim algumas vezes na vida hehehe

A frase começa assim: "Eu sei que não devo comer isto, mas tudo bem porque..."

 e termina com inúmeras desculpas, como, por exemplo...
... tive um dia difícil;
... é uma comemoração;
... irá tudo para o lixo;
... eu quero tanto;
... não vai fazer diferença.


Conforme ela esse tipo de pensamento dificulta a dieta incentivando a gente a comer, pois dão a ideia de permissao já que existe uma justificativa para o que estamos fazendo. Só que isto não está certo, não é porque tivemos um dia difícil que podemos nos entupir de doces, muito menos porque as criancinhas da África passam fome é que nós não podemos deixar comida no prato, sirva-se pouco e se mesmo assim passou da conta, deixe no prato sim, nada justifica a gente comer mais do que deve.

Isso sabota a dieta de uma maneira terrível, e é por causa disso que as pessoas que convivem com quem precisa emagrecer não devem incentivar esse tipo de pensamento dizendo que é uma data especial e não tem importância se ela comer só um pouquinho... Sempre tem importância e a data mais especial de todas é aquela que em que eu atingir meu objetivo de ser magra. Pra bloquear esse tipo de pensamento tenho usado a seguinte lógica, cada "data especial" ou "dia difícil" que eu comer o que não devo é um dia mais longe que estarei de ser magra.

E é isso ai pessoal, nada de pensamento sabotadores! Vamos manter o foco na nossa meta!

Bjs e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário