quinta-feira, 26 de julho de 2012

Receitas de Arroz

Oi gente,

Hoje é dia de receita aqui no blog das Toicinhas, então ai vai uma série de receitinhas, super simples, de como incrementar o arroz básico do dia-a-dia, deixando ele mais saudável e mais saboroso.

Primeiramente, saliento que o arroz integral é bem superior ao arroz branco, porque contem fibras que o arroz branco não possui. Então eu recomendo arroz integral sempre.

Mas seja qual for a sua escolha de arroz, você pode melhorar a aparência dele deixando ele colorido (é uma estratégia bem interessante para quem tem crianças pequenas em casa) e também pode melhorar o fator nutricional, incluindo alguns nutrientes importantes para uma alimentação saudável.

Arroz com cenoura
Além de conter fibras, a cenoura é fonte de vitamina A, que é fundamental para a visão. E tem bem pouquinhas calorias. Para fazê-lo use uma cenoura média cortada em cubinhos bem pequenos para uma xícara de arroz e duas de água. Coloque a cozinhar tudo junto.

Arroz com ervilha
A ervilha é parecida com o feijão, ou seja faz um par perfeito com arroz. Uma variação deliciosa é unir essa receita com a anteriro, fazendo assim um arroz colorido com ervilhas e cenoura. Use ervilhas frescas proceda do mesmo modo que o arroz com cenoura (se preferir ervilhas mais firmezinhas, coloque na metade do tempo de cozimento do arroz e não no início). Uma boa proporção é de meia xícara de ervilhas para uma de arroz.

Arroz com brócolis
É muito gostoso e saudável, pois o brócolis possui muitas coisas boas (fibras, ácido fólico, vitamina C, ferro, cálcio e magnésio). Cozinhe junto com o arroz na proporção de uma xícara de brócolis cortados em flores pequenas para uma xícara de arroz.

Arroz com alho e cebola
Eu sei que nem todo mundo gosta de cebola e alho, mas são coisas bem saudáveis. Eu particularmente adoro os dois hehehehe. Nas cebolas tem flavonóides (que ajudam a gente a não envelhecer precocemente) e alho é um antibiótico natural. Para não colocar gordura no arroz, refogue a cebola e o alho na água, isso mesmo que você leu, na água pura e cristalina, funciona e fica bem magrinho :) é só colocar um pouco de água na panela e deixar até a cebola ficar bem macia.

Agora uma listinha dos tipos de arroz que devem ser evitados ou até mesmo eliminados do seu cardápio: arroz com temperos prontos (contém muito sódio e não agregam nutrientes), arroz com linguiça ou bacon (não vou nem comentar porque né hehehe), arroz frito na mateiga (é muito gordo e aumenta o colesterol) e arroz com frios (porque contem muito sódio).

Bom por hoje é isso, espero que tenham gostado das ideias (o com cenoura eu adoro e faço seguido lá em casa hehehehehe).

Bjs e até mais!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário