quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pensando Magro (quase na última semana)

No dia 27 criei alguns cartões de enfrentamento para que quando eu tiver pensamentos sabotadores do tipo, “eu não consigo resistir” ou “eu preciso comer”, eu lembrar que eu prefiro ser magra, ser magra vai me fazer mais feliz que qualquer sorvete ou docinho.
No dia 28 tive mais um exercício de se preparar para pesar, estou indo bem nisso, mesmo quando vi um resultado ruim na balança consegui me manter confiante de que tudo vai dar certo e não cai no ciclo do “já que eu não consigo vou extrapolar”.
O dia 29 reforça o fato de que não somos obrigados a comer tudo o que nos é oferecido. E que ninguém vai morrer de decepção se a gente recusar uma comida que a pessoa preparou. Não há motivos para se punir, fazendo algo que vai contra o objetivo de emagrecer só pra agradar outra pessoa, podemos simplesmente dizer “não obrigada”.
No dia 30 o assunto foi como se comportar ao comer fora. Escolhi um dia pra praticar, foi aniversário de uma prima do meu noivo, consegui comer o número certo de salgadinhos (assados) conforme planejei e a ½ fatia de bolo e acreditem, foi muito difícil, não era um desses bolos cheios de massa que eu não curto muito, era um bolo de mousse maravilhoso. Essa semana vou ter mais ocasiões (aniversário da minha sogra e uma formatura numa pizzaria, vai ser difícil, mas vou conseguir).
E nesse dia a autora diz algo muito legal pra quem tem aquele pensamento sabotador de “é uma ocasião especial”. Ela diz pra pensarmos em quantaso casiões especiais teremos no próximo ano, pense em todos os aniversários, formaturas, casamentos, datas comemorativas, happy hours e etc, se comermos mais do que devemos em todas essas “datas especiais” já imaginam o resultado né heheheh, não dá pra abrir exceção mesmo. Ela até dá uma dica, de se você quiser poderá planejar 25% a mais de calorias do que ingere normalmente naquela refeição, então se você janta normalmente em torno de 600 calorias, poderá jantar 750 calorias, mas isso é pra quem quer se manter magro, quem quer emagrecer precisa evitar passar da cota, meso que seja só 25%.
Já o dia 31 trata de um assunto delicado pra muitas pessoas: abolir ou restringir o uso de bebidas alcoólicas. Muita gente acha que não tem como se divertir numa festa sem beber. Eu apesar de gostar de beber, consigo me divertir muito sem nem uma gotinha. Mas não parei de beber, apenas restringi o consumo. No livro a autora cita que é uma escolha de cada um, mas tem que ser bem pensada porque o álcool é muuuuuuito calórico e ainda por cima temos que nos cuidar pra não passar da conta na comida pra aliviar os efeitos do álcool. Conforme o livro cada um tem que decidir como vai tratar do assunto, no meu caso, aboli a bebida fora de casa e optei por uma ou duas doses mensais em casa. Porque pra mim é mais fácil e mais agradável beber em casa, bebo o que eu quero, pago menos e não preciso me preocupar com quem vai dirigir hehehehe.
Hoje em dia confesso pra vocês que prefiro beber pouco e algo de mais qualidade do encher a cara de qualquer coisa que tiver no bar, fora que assim né, já tenho 30 anos, tenho que cuidar da minha pele muito bem agora, porque isso vai fazer toda a diferença daqui a 10 anos (quem quiser saber um pouco sobre os malefícios do álcool para a pele clique AQUI).

O dia 32 fiquei surpresa, a autora defende que é melhor planejar o quanto vai engordar em uma viajem de férias do que planejar uma dieta muito rígida que será abandonada facilmente. De cara me pareceu estranho tendo em vista o restante do livro, mas num segundo momento achei válido, afinal a idéia não é comer descontroladamente, é apenas permitir alguns mimos (coisa de 100 a 150 calorias por dia). A ideia é não se privar demais pra não engordar muito (sim, passar do limite durante alguns dias provavelmente vai resultar em quilos a mais). Mesmo assim a autora sugere que se tente engordar o menos possível, fazendo mais exercícios (na praia, por exemplo, tem muita coisa pra se exercitar brincando) e procurando não exagerar nos mimos (nada de 10 fatias de pizza seguida de 3 bolas de sorvete), se for pra comer pizza coma 2 ou 3 fatias e deixe o sorvete pra outra ocasião. A regra de ouro é PLANEJAR, se estivermos preparados tudo vai dar certo.
Bom por enquanto é isso, faltam apenas 10 dias para o final do programa e eu já revi muitos dos meus hábitos e pensamentos. A leitura está fluindo muito rápido e acredito que termino em mais uma semana. Mas o que estou aprendendo, vou continuar praticando por muito tempo, porque dessa vez não quero apenas emagrecer, quero ser magra e nunca mais engordar. Essa Camila gorda de hoje vai deixar de existir assim como já matei a Camila viciada em sapatos que se endividava por cada vez mais por causa de coisas da moda. Sou uma pessoa muito mais feliz com mais espaço na sapateira e no roupeiro, serei ainda mais feliz quando eu própria ocupar menos espaço hehehehe
 
Bjs e até mais! 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Não ta sendo fácil, ainda não consegui engrenar nos exercícios de musculação como tinha falado pra ti, mas uma hora eu pego ritmo :)

      Bjs

      Excluir